Castelo de Neuschwanstein

Como visitar o incrível Castelo de Neuschwanstein – o castelo que serviu de inspiração ao Castelo da Cinderela

Durante a nossa roadtrip pela Suíça, Áustria e Alemanha passamos por inúmeros lindos castelos, mas o Castelo de Neuschwanstein era de longe o mais esperado, o que nós mais queríamos conhecer! O Neuschwanstein é tão lindo, majestoso e fantástico que serviu de inspiração ao “Castelo da Cinderela“, símbolo dos estúdios Disney. Com sua imponente fachada de calcário branca e torres que espreitam do topo da montanha do vale de Hohenschwangau, rodeado pelos Alpes e por lagos, ele poderia ter sido facilmente retirado das páginas de um conto de fadas. Como visitar o Castelo de Neuschwanstein e tudo mais o que você precisa saber sobre ele, é o que eu vou explicar neste post.

Imagem do Castelo de Neuschwanstein
Parte frontal do Castelo – Crédito

Esse post faz parte de um roteiro de 17 dias de viagem pela Alemanha, Suíça e Áustria. Posts relacionados:

Quando lembramos da Alemanha logo pensamos em cerveja, linguiça e também em castelos. O país possui uma quantidade impressionante deles – são mais de 20 mil espalhados em todo o território. Para quem gosta de castelos, a Alemanha é um verdadeiro paraíso!

Se tem um castelo que serviria de cenário para histórias românticas, certamente é o Neuschwanstein. Ele é considerado o ponto alto da Rota Romântica, um trajeto de 460 km que percorre 29 cidades charmosas e históricas no sul da Alemanha, saindo de Wurzburg até Füssen.

Foi no trajeto da tradicional Rota Romântica que conhecemos esse castelo de conto de fadas, vindos de Salzburg na Áustria, rumo a Frankfurt. Tradicionalmente o trajeto é feito no sentido Wurzburg-Füssen, por causa da vista para os Alpes, mas nós o fizemos no sentido oposto. Em breve teremos um post completo sobre essa rota aqui no blog.

Curiosidade: em 2007, o castelo foi finalista na seleção das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, mas não foi escolhido como uma das sete. Na minha opinião, motivos não faltam para esse título.

Com cerca de 1,4 milhões de visitantes por ano, o Castelo de Neuschwanstein é uma das atrações turísticas mais visitadas e fotografadas da Alemanha, além de ser considerado o “cartão postal” deste país. Sua interessante história mistura encantamento e também tragédia.

Um Pouco de História

O Castelo Neuschwanstein (em alemão Schloss Neuschwanstein) foi construído no século XIX, por Luís II da Baviera, conhecido como Ludovico, o Rei Louco, inspirado nas obras e óperas de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner.

O rei era um amante das artes e cheio de sonhos ambiciosos. Tão ambiciosos, que além deste belo castelo, ele construiu outros dois, lindos e imponentes, também no estado Baviera: Schloss Linderhof, que fica nos arredores de Ettal, não muito distante do Neuschwanstein e o Neues Schloss Herrenchiemsee, que fica no meio do lago Chiemsee. Ambos belíssimos e que merecem uma visita.

Schloss Linderhof
Schloss Linderhof – Crédito
Lago Chiemsee
Lago Chiemsee – Crédito

Assim como os palácios de Linderhof e Herrenchiemsee, Neuschwanstein marcou grandes avanços da arquitetura no século XIX, como o uso de calefação central de ar quente, luz elétrica, água corrente quente e fria, desagues automáticos e até uma linha telefônica.

A concepção do edifício foi esboçada por Luís II numa carta a Richard Wagner, datada de 31 de Maio de 1868: “É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo.” Luís II queria ter um lugar onde ele pudesse se isolar, e a inacessibilidade do Neuschwanstein era uma grande vantagem para ele

O castelo foi desenhado por Christian Jank, um desenhador de cenários teatrais, em vez de um arquiteto, o que mostra muito das intenções de Luís II, e explica grande parte da natureza fantástica do edifício.

Porém, o que se iniciou como um belo conto de fadas teve um final trágico e envolto em mistério. Ludwig era uma personalidade controversa e que morreu antes de ver sua obra maior concluída. Ele passou apenas 172 noites no castelo, mas não intermitentemente.

O castelo levou quase 20 anos para ficar pronto e durante as obras gastou mais do que o dobro previsto para sua construção; o resultado foi uma dívida que não agradou nada a família real. Os gastos descontrolados e a excentricidade, fizeram com que o rei acabasse deposto, após um controverso diagnóstico de insanidade.

O rei morreu afogado em águas superficiais do Lago Starnberger, juntamente com von Gudden, o psiquiatra que o certificou, sob circunstâncias não explicadas até hoje.

Após sua morte em 1886, a construção foi interrompida e o castelo foi aberto ao público. O castelo que antes se chamava Castelo de Hohenschwangau, após a sua morte passou a se chamar Castelo de Neuschwanstein.

Uma curiosidade é que o nome do castelo (Neu = novo; Schwan = cisne; Stein = pedra) “Novo Cisne de Pedra” é uma referência à ópera “Lohengrin” (1850), escrita pelo seu amigo compositor Richard Wagner e conta a história de um cavaleiro cisne. Inicialmente o castelo foi chamado de “Neue Burg Hohenschwangau” (Novo Burgo Hohenschwangau). O nome atual é de 1886.

O lindo Castelo de Neuschwanstein visto da ponte Marienbrücke
O lindo Castelo de Neuschwanstein visto da ponte Marienbrücke

Localização

A localização do Castelo de Neuschwanstein não poderia ser mais idílica. Ele fica literalmente no topo de uma montanha, com vista para os alpes, acima do vilarejo de Hohenschwangau, e perto das pequenas cidades de Schwangau e Füssen, ao sul da Baviera.

Hohenschwangau é o vilarejo mais próximo do castelo e Füssen, que faz parte da rota turística mais famosa da Alemanha, fica a apenas 10 minutos. A pouco menos de duas horas de Füssen está Munique, a maior cidade da região da Baviera. A fronteira com a Áustria fica a escassos 5 km dali e a cidade de Innsbruck a 115 km.

Localização do Castelo de  Neuschwanstein
Localização do Castelo de Neuschwanstein

A região da Baviera na Alemanha, além de possuir um cenário natural incrível, com alpes, lagos e muito verde, possui diversos castelos e palácios, que mesclados com estas incríveis paisagens naturais, tornaram-se um dos destinos favoritos para quem gosta viagens temáticas e históricas. Uma pena não ter tido mais tempo para explorar toda essa região.

Vista do nosso hotel para o Castelo de Neuschwanstein
Vista do nosso hotel para o Castelo de Neuschwanstein

Dois Castelos e um Museu

Neuschwanstein é sem dúvidas a atração mais famosa do lugar, mas ele não está lá sozinho, não é o único castelo que salta das colinas dos alpes bávaros em frente ao lago Alpesse. É possível visitar também o Castelo de Hohenschwangau e o Museu dos Reis da Baviera (Museum der Bayerischen Könige). Ambos ficam ao lado do Castelo.

Castelo de Hohenschwangau no alto da colina
Castelo de Hohenschwangau no alto da colina

O Castelo Hohenschwangau foi o primeiro castelo da região e foi construído pelo rei Maximilian II da Baviera, que era o pai de Luís II. O Castelo de Hohenschwangau foi a residência do Rei Luís II durante sua infância, e foi de lá que ele assistiu à construção do Castelo de Neuschwanstein. Como fica localizado bem pertinho do Castelo de Neuschwanstein, é possível visitar os dois no mesmo dia!

A distância entre os dois castelos é razoavelmente pequena à primeira vista, porém ambos estão localizados em montanhas diferentes, ou seja, há muito o que subir. Entre os castelos há um pequeno centrinho, com lojas, restaurantes e hotéis, como é possível ver na imagem abaixo.

Vista do alto para o Castelo de Hohenschwangau, a vila de Hohenschwangau e o lago Alpesee
Castelo de Hohenschwangau, a vila de Hohenschwangau e o lago Alpesee
 Castelo de Hohenschwangau
Castelo de Hohenschwangau – Crédito

Além dos castelos, é possível também combinar a visita com o Museu dos Reis da Baviera inaugurado em setembro de 2011. Ele não é grande (pode ser visitado em 45 min), mas é rico em informações sobre a monarquia na Baviera. O foco da exposição é o rei Maximiliano II, pai do rei Luís II. Bem em frente ao Museu fica o lindo lago Alpesee. Basta seguir a rua principal até o final; é uma parada obrigatória antes ou depois do tour pelo castelo.

Apesar dos castelos serem próximos e possíveis (também recomendado) de serem conhecidos no mesmo dia, nós só visitamos internamente o Neuschwanstein, por isso este post trata com detalhes apenas deste.

Como Chegar

Para chegar em Hohenschwangau e conhecer o castelo, você pode contratar uma excursão ou fazer tudo por conta própria, como nós fizemos. Por estar muito perto de Munique, a maioria dos turistas conhecem o castelo por um bate e volta vindos desta cidade, ou ainda durante o trajeto da Rota Romântica Alemã.

///De carro até Hohenschwangau

Adoro a opção de fazer roadtrips com a liberdade de um carro alugado. Você não precisa se preocupar com horários, pode parar onde e quando quiser e fazer uma viagem de acordo com seus interesses. As estradas são maravilhosas e para mim esta é a melhor maneira de conhecer a região.

– Coloque no GPS o destino Hohenschwangau, Schloss Neuschwanstein ou Hotel Müller.

Já adianto que não existem Auto-Bans que ligam Fussen a Munique e que a alternativa mais rápida é pela A95 (a viagem dura quase 2 horas).

Se precisar alugar um carronesse site você consegue comparar os preços de várias locadores e reservar com o melhor preço, parcelamento e pagamento só no dia da retirada.

O estacionamento P2 do Castelo Neuschwanstein
O estacionamento P2

Não é permitido subir de carro até o castelo, mas existem 4 estacionamentos nos arredores. Eles são numerados em P1, P2, P3 e P4 e funcionam entre 08-20h (após às 20h o estacionamento fecha). O estacionamento P4 fica mas perto do Castelo Hohenschwangau e os demais do Neuschwanstein. O custo de estacionamento por dia é: carro 10,00€ e moto 3,00€.

Como estávamos hospedados em Schwangau tivemos a opção de ir ao castelo de bicicleta, que diga-se de passagem é a melhor forma de chegar, já que além de um lindo passeio pela região, você economiza no estacionamento, e evita as grandes filas na alta estação.

Passeio de bike até o Castelo Neuschwanstein
Passeio de bike até o Castelo Neuschwanstein

///Trem até Füssen e ônibus entre Füssen e Hohenschwangau

Hohenschwangau não possui estação de trem, mas Füssen, ali perto, possui uma estação que se conecta com Munique e outros destinos da região. Para chegar ao castelo vindo de Munique, você pode pegar um trem em Hauptbahnhof (estação central da cidade) até Füssen (aprox. 2 horas) e depois um ônibus até o pé da colina do castelo. Fique atento aos horários, que alguns são diretos e outros exigem troca de trem. Para saber os valores das passagens, consulte o site da empresa bahn.

De qualquer cidade que você chegue de trem terá sempre que chegar a Füssen primeiro. Em frente à estação ferroviária em Füssen, há ônibus com horários cronometrados com a chegada dos trens, que te levam até Hohenschwangau. O trajeto está incluindo no Bayern Ticket, basta mostrar o bilhete ao condutor. Se você tiver outro tipo de passagem de trem, precisará comprar a passagem de ônibus diretamente com o motorista por alguns euros. O trajeto de ônibus entre Fussen e Hohenschwangau leva cerca de 10 minutos.

– Pegue o ônibus RVA/OVG 73 para a direção Steingaden/Garmisch-Partenkirchen ou o ônibus RVA/OVG 78 em direção Schwangau. Desça na parada Hohenschwangau/Alpseestraße.

Caso queira ir sentado no ônibus, seja rápido na saída do trem, caso contrário você irá em pé.

Como funciona o Bayern Ticket

O Bayern Ticket é um passe de trem que custa 25 euros e vale para o dia todo (você usa o mesmo bilhete para a volta). Para quem viaja em casal ou com amigos, é possível usar um ticket conjunto, que custa 25 + 7 euros por passageiro adicional (até 4 pessoas). Com o bilhete é possível viajar por toda região da Bavária por um dia e ainda utilizar os trens, metrô e ônibus regionais.

Uma dica muito importante para quem vai viajar para fora do Brasil é nunca sair do país sem um Seguro Viagem Internacional, pois ele é importantíssimo. Para alguns lugares do mundo como a Europa, ele é obrigatório. Fazer um seguro viagem é ótimo, pois ele já vem com assistência médica, odontológica, reembolso de extravio ou perda de bagagens e mais dezenas de coberturas para você viajar tranquilo e não ter dor de cabeça. Se precisar de seguro viagem, faça sua cotação aqui.

Como Visitar

O Castelo Neuschwanstein (assim como o de Hohenschwangau) só pode ser visitado com por meio de uma visita guiada em horário específico. O passeio dura cerca de 35 minutos e está disponível em alemão e inglês ou com um dispositivo portátil de guia de áudio (com opções de várias línguas incluindo o português).

O tour percorre apenas alguns aposentos do castelo (até porque ele é enorme) e termina numa lojinha que vende souvenirs diversos. Antes de sair você ainda pode visitar as cozinhas do castelo, um “café e bistrô” e a varanda com uma vista linda da região.

Com milhares de turistas por dia, principalmente no verão, é importante que você planeje bem sua visita ao castelo.

A visita ao Museu dos Reis da Baviera não é limitada no tempo. Você pode explorar o museu por conta própria e no seu próprio ritmo. Se você desejar visitar o museu, não precisa necessariamente de uma reserva. Os ingressos para o Museu dos Reis da Baviera podem ser comprados no ticket center ou diretamente no museu.

Comprando os tickets

Os tickets para conhecer ambos os castelos (ou ainda o Museus dos Reis da Baviera) estão à venda no ticket center, na vila de Hohenschwangau. Eles podem ser comprados na hora ou adquiridos online, com antecedência, o que é muito recomendado (há uma disponibilidade limitada de ingressos). Para apreciar o castelo por fora, não se paga nada.

  • Na bilheteria de Hohenschwangau: os ingressos regulares são vendidos apenas para o mesmo dia. Infelizmente, o tempo de espera entre Maio a Outubro é de 2 a 3 horas. Devido à capacidade dos passeios, os ingressos geralmente estão esgotados na hora do almoço, por isso, chegue cedo (antes da bilheteria abrir). Deixando para comprar os tickets no dia, você pode não ter sorte e pegar apenas os últimos horários do dia, além de uma grande fila da bilheteria.
  • Mediante reserva em site online: no site oficial do castelo você pode efetuar uma reserva (mediante taxa adicional de 2,5€ p.p.), preenchendo um formulário online, com o dia e horário exato da visita. As reservas podem ser feitas nesse site com dois ou mais dias de antecedência (infelizmente não dá para comprar na noite anterior). Na alta temporada, a recomendação é fazer o quanto antes para garantir um horário que coincida com a sua chegada. Com a reserva em mãos, é necessário comparecer no ticket center em Hohenschwangau para pagar o seu ingresso com, no mínimo, uma hora e meia de antecedência, em um balcão separado para “ingressos reservados” (mais ainda assim pega alguma fila). O atraso implicará em perda da reserva. O prazo de cancelamento da reserva termina 2 horas antes do horário de admissão confirmado.
  • Bilhetes online sem fila (tour): você pode reservar seus ingressos via Ticketbar. Este é um fornecedor de bilhetes sem fila/online. Você paga uma sobretaxa por esse serviço (o ingresso custa bem mais caro/39,75€ ), mas economiza algum tempo de espera. Um guia coleta os ingressos para o castelo, e você não precisa gastar tempo no ticket center (que é obrigatório para qualquer outro visitante que reserva ingressos). Reserve este passeio alguns dias antes da sua visita. Para mais informações consulte o site.
Bilheteria do Castelo de Neuschwanstein
Bilheteria em Hohenschwangau

No ticket center quatro grandes displays informam sobre o próximo horário possível de entrada nos castelos. Os horários são separados por idioma e passeios com o Áudio Guide.

Após efetuar o pagamento você recebe os ingressos com o horário de entrada impresso no bilhete. Este é o momento em que você deve estar na catraca localizada no quintal do respectivo castelo. Como o Castelo fica no alto do morro, e o ticket center fica na base, deixe uma folga de pelo menos 1 hora para a subida até o castelo. É muito importante chegar à entrada do castelo no horário de entrada designado. Caso contrário, seus ingressos perdem a validade e não podem ser reembolsados. A hora de entrada está escrita no seu bilhete como “Einlasszeit”.

ATENÇÃO!!! Durante todos os feriados e especialmente nos meses de verão e no Natal/Ano Novo, há um tempo de espera considerável devido ao aumento do número de visitantes. Como o número de ingressos disponíveis todos os dias é limitado, a alta demanda pode levar à venda de ingressos já para o turno da tarde. Para evitar tempos de espera muito longos recomendamos reservar os ingressos com antecedência.

Sugestão: durante o seu tempo de espera até o início da visita guiada (caso seja longo), recomendamos que você visite o Museu dos Reis da Baviera. Lá você não está sujeito a um horário de admissão e pode comprar os ingressos diretamente no balcão do Museu.

Sobre os tipos de ingressos, valores, horário de funcionamento, está tudo descrito e resumido no final deste post.

Subindo até o castelo

Uma vez estando (ou não) com os ingressos em mãos, você precisa chegar ao topo da colina onde o Castelo de Neuschwanstein foi construído. Do estacionamento ou bilheteria, você tem as seguintes opções para chegar ao topo: a pé, de charrete ou ônibus. Observe o mapa abaixo:

Mapa do Castelo de Neuschwanstein
Crédito
  • A pé: o castelo fica a 1,5 km do estacionamento; uma caminhada íngreme de aprox. 40 minuto. Só vá à pé se estiver preparado/gostar de andar ou com muito tempo sobrando (a vista é bem sem graça).
  • De charrete: as charretes partem do Hotel Müller, e vão até a estação abaixo do castelo (em 30 minutos de passeio). A partir deste ponto, você terá que caminhar por 10 minutos subindo uma ladeira, até a entrada propriamente dita. Os seus ingressos são comprados diretamente com o cocheiro (bilhete de subida: 8€, descendo 4€ ). As charretes ocorrem o ano inteiro e funcionam de acordo com a demanda, sem horário fixo.
  • Shuttlebus: é opção mais rápida e barata. Os ônibus partem do estacionamento P4 (Alpseeparkplatz) e vão até a estação acima do castelo. Eles também não chegam diretamente até a entrada. A partir o ponto de chegada é preciso caminhar por 15 minutos ladeira abaixo até a entrada do castelo ou subir por 5 minutos uma ladeira até a ponte Marienbrücke. É possível comprar o bilhete no terminal/ponto de ônibus ou diretamente do motorista (sem cartão de crédito). Valores: subida 3€/ descida 2€/ ida e volta: 3,50€. Os ônibus circulam também sem horário fixo. Último ônibus às 17h30 no verão e 15h30 no inverno (apenas se não tiver gelo e neve na estrada). Este ônibus não aceita o BayernTicket. Animais de estimação não são permitidos no ônibus. Reservas não são possíveis.

O roteiro ideal e menos desgastante seria subir de ônibus, visitando a ponte Marienbrücke primeiro que o castelo, em seguida descer para fazer o tour guiado, e retornar de charrete (ou se preferir andando) até a vila.

Considere filas grandes na alta temporada, para ônibus e charretes. A fila do ônibus é maior, mas anda anda bem mais rápido (ele consegue levar uma grande quantidade de pessoas). Prepare-se também para ir em pé e super espremido, brigando por um espaço dentro do ônibus. As charretes são bem mais lentas para subir, então se estiver com pressa considere subir de ônibus.

Ônibus para subir ao Neuschwanstein
Ônibus para subir ao Neuschwanstein
Charrete para subir ao Neuschwanstein
Charrete para subir ao Neuschwanstein

O serviço de ônibus não é adequado para pessoas portadoras de deficiência (ou mobilidade reduzida), pois o caminho do terminal “Marienbrücke” até a entrada do castelo Neuschwanstein é uma descida muito íngreme. Recomendamos usar a charrete.

Não existem ônibus para o Castelo Hohenschwangau. A subida à pé leva em torno de 20 minutos e é bem mais tranquila que a do Neuschwanstein. As carruagens levam diretamente à entrada do castelo. Preço: Subida: 5,50€ Descida: 3€. Duração do passeio: aprox. 10 minutos. Durante o período de inverno, não há transporte de charrete para o Castelo Hohenschwangau.

Em cima da montanha

A partir do ponto do ônibus, acima do castelo, você pode seguir por dois caminhos: um até a entrada do castelo (à esquerda) e outro até a Marienbrüke, uma ponte a partir da qual se tem a melhor vista do Castelo de Neuschwanstein (à esquerda). Há placas sinalizando os dois caminhos.

Se você subir de charrete chegará por outro caminho (mais abaixo) mais próximo da entrada do castelo, mas terá que subir tudo para visitar a ponte de qualquer forma. É uma ladeira bem íngreme. Quem chega de charrete, tem a possibilidade de ver um “mirante” com vista linda para o castelo e para o vale. Mesmo que não visite o castelo por dentro, não deixe de descer até a sua entrada.

Ponto onde param os ônibus que vão para o castelo de Neuschwanstein
Ponto onde param os ônibus (subida para a ponte a direita)

Caso você esteja com o ingresso para visitar o interior do castelo, deverá seguir logo para os portões de entrada para não perder o horário do tour. Se estiver com tempo sobrando vá visitar a ponte primeiro.

O número da excursão está impresso nos ingressos. Assim que você chegar ao castelo, você verá no placar eletrônico qual é o tour em andamento e quais serão os próximos. Assim que o número da sua excursão (marcado no seu bilhete) aparecer, você poderá passar a catraca no quintal do respectivo castelo. Não adianta entrar na fila para entrada do castelo se seu tour não estiver aparecendo no placar eletrônico. Não é permitida a entrada antecipada.

Castelo de Neuschwanstein
Crédito
Castelo de Neuschwanstein
Crédito

Marienbrücke (a ponte)

Para ter uma visão panorâmica de todo o castelo, e tirar as melhores fotos, não deixe de ir até a Ponte Marienbrücke (ponte de Maria em Português em homenagem a mãe do rei, Maria da Prússia), também conhecida por Pöllatbrücke (ponte construída sobre o desfiladeiro de Pöllat). Originalmente, era uma passarela de madeira colocada pelo rei Maximiliano II em 1845, mas foi substituída por uma de ferro pelo rei Luís II em 1866.

Ponte Marienbrücke e sua vista lateral para o Castelo
Ponte Marienbrücke e sua vista lateral para o Castelo

Na ponte começa a trilha pelo Pöllatschlucht, o canyon Pöllat, que acompanha a Cachoeira Pöllat (de 90 metros de altura) que se vê de cima da ponte. A paisagem é realmente linda, com os alpes e lagos ao fundo, a cachoeira em baixo, e a visão panorâmica e lateral do castelo. É inacreditável o que se vê lá de cima (esse rei tinha um danado de um bom gosto).

Reserve cerca de 20 a 30 minutos para este passeio, pois quase sempre há fila até a entrada da ponte (a mesma tem capacidade para 400 pessoas por vez). Um segurança faz o controle da entrada e um placar eletrônico mostra a quantidade de pessoas que estão em cima da ponte. Ao entrar na ponte, procure caminhar o máximo até o seu outro extremo, que costuma ficar um pouco mais vazio.

Entrada da ponte Marienbrücke
Entrada da ponte Marienbrücke

Caso não tenha tempo para ir até a ponte antes de sua visita ao castelo, não tem problema: se for descer a Hohenschwangau de ônibus, você passará novamente por este local. Se optar por descer de charrete ou a pé, terá que mudar um pouco o seu caminho, subindo a ladeira para chegar até a ponte.

A Marienbrücke fica a apenas 500 metros do castelo Neuschwanstein e é o local mais popular para fotografar o castelo e apreciar a natureza ao seu redor. Mas não é o único. Se você continuar a andar após o final da ponte, você chegará a outro mirante igualmente lindo e ainda tem a possibilidade de tirar a sua foto sem as grades ao redor da ponte, subindo um pequeno barranco de terra ao lado do mirante.

Mirante com vista para o castelo de Neuschwanstein
Mirante com vista para o castelo

Outros pontos que também rendem belas imagens do Castelo Neuschwanstein e de seus arredores:

  • Varanda do Castelo Neuschwanstein (apenas para quem fizer o tour)
  • Mirante no caminho entre a Ponte Marienbrücke e a entrada do Castelo (ladeira de dá acesso ao castelo para quem chega de ônibus)
  • Patamar em frente ao ponto das charretes (abaixo do castelo para quem chega de charrete)

No castelo

O complexo do castelo estende-se por 6000 metros quadrados articulados em quatro andares e numerosas torres. A torre mais alta mede 80 metros. Se concluído, o castelo teria 200 cômodos, dos quais apenas 15 foram finalizados e decorados. Cada ala foi desenhada como um cenário.

O tour começa no prédio principal chamado de Palais, no hall de entrada tem um busto do rei Luís II. Durante o seu passeio, você visitará principalmente o terceiro e o quarto andar com os cômodos mais importantes do rei. Entre os cômodos finalizados e visitados durante o tour estão:

  • Sala do Trono
  • Quarto do Rei
  • Quarto de vestir
  • Salão dos Cantores
  • Escritório do Rei
  • Uma gruta artificial e um jardim de inverno
  • A sala do rei, onde existe um cisne em porcelana em tamanho real.
Salão dos Cantores – Crédito

Além de sua beleza arquitetônica e engenharia avançada notável para o final do século XIX, os aposentos são requintados e muito bem preservados, mantendo o luxo e o brilho intactos. Tudo parece um enorme teatro: as cortinas pesadas, os revestimentos de carvalho e as luxuosas pinturas nas paredes, dedicadas às sagas recriadas pelas óperas de Wagner (com muitos cines e hunos, em cores vivas e muito ouro).

A sala do Trono, com dois andares e 15 metros de altura, tem uma ornamentação ofuscante em azul e ouro. Na parede atrás do pedestal onde ficaria o trono (o Rei morreu antes do trono ser instalado), uma pintura com Jesus e seus 12 apóstolos. O Salão dos Cantores, muito rico, possui diversos lustres em forma de coroas gigantes com pedras preciosas incrustadas, entalhes em madeira e muitos painéis ricamente pintados que decoram o lugar. O grande destaque da sala está no palco, o painel de fundo, que representa a bela Floresta Negra.

Seus aposentos tem inspiração no gótico e há detalhes fazendo referência a óperas de Wagner, como a pia com uma torneira em forma de cisne, uma homenagem à ópera “Lohengrin”. Além da cama e dos moveis de madeira escuro, o teto era totalmente enfeitado com torres de várias igrejas góticas e personagens celtas. O quarto tinha um banheiro privado, com água canalizada vindo das montanhas e pasmem, tinha até um sistema de descarga, uma das primeiras a aparecer em um castelo europeu.

Antes de chegar a gruta interna, passamos pela sala dos cisnes, onde ficava a biblioteca privada do rei. Essa sala era totalmente enfeitada com cisnes, inclusive com detalhes nas portas. A gruta artificial, onde originalmente tinha uma cascata, com iluminação colorida, transmite a ilusão de se estar em uma gruta com estalactite e estalagmites.

Após o passeio, no 2º andar do castelo, você poderá assistir a um show multimídia gratuito sobre o Rei Luís II e a história do Neuschwanstein, além de ficar livre pra passear em alguns cômodos, como a cozinha do castelo, as varandas e as lojinhas e a lanchonete.

Infelizmente não é permitido fotografar ou filmar o seu interior. Mochilas, bagagens e carrinhos de criança não podem ser levados para a visita. Somente bagagem de mão pequena é permitida. Os carrinhos de bebê podem ser levados somente até a entrada do castelo, e deixados em um dos guarda-volumes.

É preciso dizer que o castelo por dentro é bonito e interessante, mas é por fora a sua maior beleza. Ficamos realmente impressionados com a vista dele a partir da Ponte Mariensbrücke.

Quando Visitar

Os castelos podem ser visitados o ano inteiro, porém no inverno a ponte Marienbrücke fica fechada devido à neve e ao gelo e não há ônibus pelas mesmas razões. Você então precisará caminhar até o castelo ou usar as charretes que estão disponíveis o ano todo. A paisagem é completamente diferente e o castelo fica cobertinho de neve. Deve ser lindo também no inverno. Prepare-se para temperaturas negativas.

Já no verão, o clima quente e os dias mais longos fazem do Castelo de Neuschwanstein uma atração particularmente popular (mas prepare-se para longas filas).

No outono o castelo é tomado por uma belíssima folhagem alaranjada. Além da vantagem do clima ameno e agradável, você ainda pode sincronizar sua viagem com os 16 dias de Oktoberfest de Munique.

Castelo de Neuschwanstein
Crédito

Quanto Tempo Ficar

Se você vai fazer o passeio completo, ou seja, conhecer os dois castelos por dentro + a ponte Marienbrücke + o Museu dos Reis da Bavária + o lago Alpsee, recomendo reservar o dia inteiro, mesmo se estiver hospedado nas redondezas.

Para quem vem de Munique, o castelo fica a cerca de 2 horas da cidade e é um passeio que pede um dia inteiro, não sendo possível conhecer tudo, a depender da hora que se chegue na cidade.

Eu super recomendo mais que 1 noite em Füssen ou região, pois essa parte da Rota Romântica é a que tem mais atrações e muitas opções de cidades próximas para serem visitadas.

Outras cidades que ficam relativamente próximas ao castelo e são lindas: Garmisch-Partenkirchen, Oberammergau, Ettal (cidades bastante visitadas na Baviera); Innsbruck, cidade austríaca que fica a apenas 120 Km de Hohenschwangau e Munique (capital da Baviera) a 140 km.

Onde se Hospedar

Se quiser dormir nas proximidades do castelo, você pode escolher um hotel tanto em Hohenschwangau quanto em Schwangau ou em Füssen (com mais opções). A vantagem de se hospedar nestas regiões é seguir cedo para o castelo, quando as filas da bilheteria e dos ônibus que sobem a colina são menores.

Nós ficamos hospedados por 2 noites no incrível e romântico Hotel Das Rübezahl em Schwangau, com vista direta para os castelos. A experiência de ficar em um hotel Spa com 4 estrelas superior, tornou ainda mais incrível e romântica a nossa viagem pela tradicional Rota Romântica.

O hotel inspira romantismo e é ideal para casais que buscam viver momentos a dois ou comemorar datas especiais. Para saber como foram os nossos incríveis dias no hotel, leia esse post.

Consulte nesse link as ofertas de hospedagem. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores serviços e preços e colabora para que a gente continue dando dicas para muitos viajantes.

Informações resumidas

  • Endereço: 
    • Castelo: Neuschwansteinstraße 20, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
    • Bilheteria: Alpseestrasse 12, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
  • Horários: diariamente
    • Verão: entre meados de março a meados de outubro: de 9h às 18h (bilheteria: 7:30h às 17h)
    • Inverno: entre meados de outubro a meados de março: de 10h às 16h (bilheteria: 8:30h às 15h)
    • Fechado em 1 de janeiro e 24/25/31 de dezembro
  • Estacionamento: ônibus 30,00€, moto 3,00€ e carro 10,00€.
  • Entrada: (gratuito para menores de 18 anos):
    1. Castelo de Neuschwanstein: 15,00€
    2. Castelo de Hohenschwangau: 21,00€
    3. Museu dos Reis da Bavária: 14,00€
  • Os seguintes balcões de bilheteria estão disponíveis para os visitantes:
    • 6 balcões para visitantes individuais
    • 2 balcões para grupos e guias de viagem (na baixa temporada, grupos e guias turísticos são atendidos na área principal)
    • 1 balcão para reservas e retirada de ingressos reservados com hora da entrada
  • Para subir:
    • A pé: 40 minutos de subida íngreme (1,5 km)
    • De charrete: bilhete de subida: 8€, descendo 4€
    • De ônibus: Subida 3€ / Descida 3€/ Ida e volta: 3,50€. Último ônibus às 18:45 no verão e 17:00 no inverno (sem neve).

Gostou das nossas dicas e informações? Monte sua viagem através dos nossos parceiros. Sempre que você faz alguma reserva ou adquire algum produto/serviço utilizando um link aqui do blog, nós ganhamos uma pequena comissão do site. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o nosso blog a se manter na estrada.

Para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real as nossas viagens, que tal seguir o nosso BLOG no Instagram? O instagram tem atualizações diárias das minhas andanças pelo mundo e é meu principal canal de interação com vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site com Direitos Autorais! Não é possível copiar o conteúdo desejado.