O Parque Nacional Berchtesgaden e os incríveis Lagos Königssee e Oberssee na Alemanha

Se você gosta de montanhas e lagos alpinos, esse post é para você. O Königssee e o Oberssee estão entre os lagos mais visitados da Alemanha. Sem dúvidas, um dos lugares mais impressionantes que já visitei. Trata-se de dois lagos cristalinos, rodeados pelos Alpes, que refletem a imagem das montanhas e do céu. Continua aqui comigo que vou te contar tudo o que você precisa saber para colocar esses lagos (ou toda a região) no seu próximo roteiro de viagem.

Conhecer o lindo lago Königssee é uma excelente opção de bate e volta a partir de Salzburg e um passeio imperdível para quem está na fronteira da Alemanha com a Áustria. Quando planejei a minha viagem para Salzburg, já reservei um dia a mais para conhecer este lago. Sempre que monto um roteiro (e, claro, quando é possível), gosto de mesclar cidades maiores com lugarejos pitorescos; visitas à museus com atividades que permitem contato com a natureza, e assim por diante. 

Esta viagem aconteceu em agosto de 2019, uma roadtrip de 17 dias que vai ser difícil esquecer, quando rodamos pela Rota Romântica Alemã na região da Baviera, atravessamos a fronteira com a Suíça para conhecer vilarejos incríveis na região de Interlaken, como Grindewald e Lauterbrunnen, e mais uma vez cruzamos a fronteira, agora com a Áustria, para conhecer Hallstatt e a cidade de Morzart – Salzburg. Se quiser saber um pouco mais desta viagem incrível, veja alguns posts anteriores relacionados:

Em primeiro lugar é preciso dizer que “see” em Alemão significa “lago”. De modo que falar lago Königssee acaba sendo uma tremenda redundância! Vamos tentar corrigir esse erro a partir de agora, ok?

Localização

O Lago do Rei (em alemão: Königssee) fica localizado na pequena cidade de Schönau am Königssee, no distrito de Berchtesgaden, no sudeste da Baviera e no caminho da Rota dos Alpes na Alemanha. Fica apenas 30 km de Salzburg (cerca de 35 minutos de carro pela B305) e a 163 km de Munique (cerca de 2h de carro pela rodovia A8). Hallstatt também não fica distante, cerca de 75 km do local.

Essa região alpina Alemã, formada por vilarejos encrustados nas montanhas da Baviera, atrai turistas de todo o mundo. Os vilarejos de Berchtesgaden, Bischofswiesen, Ramsau, Schönau am Königssee e Marktschellenberg deram origem ao município de Berchtesgadener Land, mas Berchtesgaden se tornou um termo genérico para denominar a região turística formada por essas pequenas cidades.

O Königssee forma o coração do Parque Nacional (Nationalpark) Berchtesgaden, criado em 1978 para proteger as paisagens dos Alpes Berchtesgaden e engloba também o Obersee, um lago menor, porém para mim ainda mais lindo, situado ao sul, poucos metros mais elevado. Ambos os lagos ficam aos pés do pico Watzmann,  a terceira maior montanha da Alemanha e um dos cartões-postais da região. Como não poderia ser diferente, esta região é protegida pela Unesco desde 1990.

O Königssee é certamente um lago imponente, de formato retangular, com seus quase 8 quilômetros de extensão e 190 metros de profundidade em alguns pontos. Ele é considerado um dos lagos naturais mais limpos da Alemanha e também um dos mais profundo.

O que faz o Königssee ser tão incrível, além da cor da sua água possuir diversos tons de azul e verde-esmeralda, é a sua localização privilegiada, rodeado por muitos alpes e montanhas. E os lagos que se formam nos Alpes, quando contornados por eles, pois lembram muito um fiorde. Isso dá realmente um toque mágico ao lugar.

O Königssee visto de cima da montanha Janner
Königssee e sua água verde-esmeralda
O incrível lago Oberssee

Esse lugar tranquilo nos Alpes Bávaros era um dos lugares preferidos de descanso para, entre outros, Adolf Hitler. O chanceler passou longas temporadas no Berghof (sua casa de férias) que se localizava sobre as montanhas da região, tendo sido uma de suas residências preferidas. Também nas proximidades, há uma suntuosa construção edificada no cume da montanha do Kehlstein, construída com dinheiro do partido nazista, em comemoração aos seus 50 anos.

Apesar deste passado infame, como segunda sede do governo nazista, tendo abrigado uma residência e quartel-general de Adolf Hitler, está história não conseguiu ofuscar a beleza deste lugar, que continuou a atrair turistas alemães e estrangeiros após a guerra. 

Como chegar

A melhor forma de chegar em Schönau é de carro, principalmente se você dispõe de pouco tempo na região. Basta colocar o nome do lago no GPS (ou o vilarejo Schönau am Königssee) e chegará sem dificuldade. A estrada é boa e muito bem sinalizada. De avião, o aeroporto mais próximo com voos do brasil é o de Munique.

Chegando em Schönau, você verá um enorme estacionamento pago, bem ao lado do ponto de informações turísticas da cidade e a poucos metros da área de embarque para o passeio de barco. Na ruazinha que segue até o local onde fica o píer, há várias lojinhas, cheias de suvenires, um hotel e alguns restaurantes. É neste estacionamento também que fica o teleférico que leva à montanha Jenner, de se onde se tem uma bela vista de todo o lago.

Dica: o pagamento do estacionamento é feito em máquinas e só pode ser feito em moedas. Mas há máquinas no estacionamento que trocam dinheiro de papel por moedas, caso você precise.

Se precisar alugar um carronesse site você consegue comparar os preços de várias locadores e reservar com o melhor preço, parcelamento e pagamento só no dia da retirada.

Se não for possível chegar de carro, basta utilizar o transporte público (ônibus ou trem) saindo de Salzburgo e até mesmo de Munique. Veja como:

De Salzburgo

Pegue o ônibus 840 na estação de ônibus de Salzburg que fica em frente à estação central de trem da cidade, numa viagem de aprox. 49 minutos até Berchtesgaden (que fica a apenas 5km de Schönau).

Chegando em Berchtesgaden, desça e pegue o ônibus 842 ou 843 rumo a Schönau/Königssee. Deste ponto são mais uns 10 minutos de viagem até lá. É possível também ir de táxi. Para voltar, é só pegar os mesmos ônibus no sentido oposto. A passagem custa em torno €13.80 por pessoa (valores 2019) incluindo o segundo ônibus. Para planejar sua visita e ver todos os horários, clique aqui.

É importante ressaltar que, mesmo que você tenha um Salzburg Card válido, para este ônibus, você precisará comprar uma passagem específica, já que ele sai da área municipal e atravessa a fronteira para a Alemanha.

Você pode, ainda, ir de trem. Porém, ao chegar a Berchtesgaden, inevitavelmente terá que pegar o ônibus até o vilarejo de Schönau. O ponto de ônibus em Berchtesgaden fica em frente à estação de trem da cidade.

De Munique

De Munique também é possível chegar em Berchtesgaden, tanto de trem como de ônibus, mas cada trecho da viagem demora em torno de 3:20 horas (de carro, em torno de 2 horas). Existem opções de trem ou ônibus com conexões em Freilassing ou em Salzburg. Chegando em Berchtesgaden é só pegar os ônibus já indicados acima, rumo a Schönau.

Há opções de ônibus com conexões em Freilassing também

Uma dica muito importante para quem vai viajar para fora do Brasil é nunca sair do país sem um Seguro Viagem Internacional, pois ele é importantíssimo. Para alguns lugares do mundo como a Europa, ele é obrigatório. Fazer um seguro viagem é ótimo, pois ele já vem com assistência médica, odontológica, reembolso de extravio ou perda de bagagens e mais dezenas de coberturas para você viajar tranquilo e não ter dor de cabeça. Se precisar de seguro viagem, faça sua cotação aqui.

Como visitar os lagos Königssee e Oberssee

São muitas as atividades oferecidas pelo Parque. No verão, é possível andar de bicicleta, fazer trilhas, nadar, pescar. Mas sem dúvidas a principal atração é o passeio de barco pelo lago. Não basta só visitar o lago, é preciso navegá-lo!

É possível escolher 2 trajetos: o curto, que vai até St. Bartholomã (metade do caminho) e o longo, até Salet (onde fica o Lago Oberssee). Não hesite e escolha o trajeto longo, pois a segunda parte do passeio é justamente a parte mais bonita! Escolhendo o trajeto completo, você pode saltar em St. Bartholomã na ida e/ou na volta. O tour é guiado, em alemão e algumas partes em inglês. Durante o verão a dica é chegar cedo para evitar as filas. 

Valores 2020

Para organizar a sua visita, você pode conferir a periodicidade e todas as informações mais atuais consultando o site oficial.

Compramos nosso ticket na hora, num quiosque junto ao cais e ficamos caminhando por ali, esperando o horário de partida do barco, que sai a cada 30 minutos (pelo menos no verão). Não há assentos marcados, mas os barcos são espaçoso e confortáveis e dessa forma não fica ninguém em pé. O ideal é tentar garantir um bom lugar na janela para aproveitar a vista enquanto o barco elétrico desliza sobre o lago. Os barcos utilizados nos passeios possuem motor elétrico para preservar a tranquilidade e limpeza do lago.

Barcos elétricos do Königssee
Passeio de barco pelo lago Königssee

O barco sai de Königssee (extremidade norte do lago) em direcção a Salet (extremidade sul). A primeira parte do passeio vai até a igreja St. Bartholomã e dura cerca de 40 minutos. Se for solicitado, o barco pode fazer uma paradinha antes, em Kessel. Durante o trajeto, o condutor para o barco diante de um dos paredões de pedra, conhecido como (Parede do Echo) Echowand, e toca um trompete, cujo som ecoa uma ou duas vezes pelo lago. É um momento especial do passeio. Quando você navega pelo Lago Königssee, você sente como se estivesse no meio de um fiorde. Suas águas de cristalinas e suas montanhas gigantes caindo sobre o lago fazem disso um momento único.

A igreja de St. Bartholomã
A igreja de St. Bartholomã
A igreja de St. Bartholomã

A igreja de St. Bartholomã, construída em 1134, é uma igreja barroca que virou símbolo de Königssee. É uma igreja bem diferente externamente das que estamos acostumados a ver no resto da Alemanha, com suas cúpulas de cebola e um teto redomado vermelho. Neste ponto do passeio, você pode descer, conhecer a igreja e o entorno, fazer alguma trilha, sentar-se no biergarten para comer ou beber algo, ou se preferir, seguir com o barco até Salet (mais uns 15 minutos de barco).

Se possível, faça o passeio pela manhã o mais cedo possível, pois sem vento, as águas ficam mais calmas, o reflexo das montanhas é mais bonito e o passeio é mais agradável. Além disso, o tempo muda com uma rapidez incrível. Por esse motivo também, eu recomendo que você vá direto até Salet e só pare em St. Bartholomã na volta.

Píer de Salet e a cascata Röthbach ao fundo

Na segunda parte do passeio, já chegando perto do píer de Salet, você consegue avistar a linda cascata de Röthbach, que cai ao fundo do paredão rochoso (a cachoeira mais alta da Alemanha, com 470 metros de altura).

Ao desembarcar no píer, você encontrará uma bela vista do Königssee e uma curta caminhada que leva até o lago Oberssee (note que os barcos não navegam neste lago). O trajeto até ele é bem tranquilo (uns 15 minutinhos) e apropriado para famílias com carrinho de bebê ou idosos. Ao avistar o lago, é impossível não ficar muito impressionado. Sem sombra de dúvida, um dos lugares mais incríveis que já visitei. Você dará de cara com os Alpes sendo refletidos nas águas cristalinas do lago! Se quiser comer algo, ou usar o banheiro (antes de iniciar a trilha), aproveite a cabana (“restaurante”) Saletalm logo no final do píer.

Píer de Salet – segunda parada do passeio
Píer de Salet – segunda parada do passeio
O Obessee e a cascata Röthbach
Início da trilha para contornar o lago Oberssee

Ao chegar no lago, você verá inicialmente uma casa de barco toda em madeira – o cantinho perfeito para relaxar e apreciar a beleza natural. Prepare-se para não acreditar no que está vendo! A partir deste ponto, inicia-se uma maravilhosa caminhada de 40 minutos pelas margens do Obersee até à pitoresca cabana de pescadores, Fischunkelalm, que fica do outro lado do lago. É justamente no outro lado que está a parte mais bonita dele, então é preciso contorná-lo, seguindo a trilha do lado direito de quem chega no lago.

Crédito da Imagem – Destinos Vividos

Prepare-se para uma trilha incrível, belíssima, mas um pouquinho puxada para quem não está acostumado. Entretanto, o cenário é tão interessante que a distância passa rapidamente! A parte mais desafiadora da trilha é a subida/descida em uma pequena encosta em torno do Obersee, por um caminho estreito de uma escada de rochas desiguais e escorregadias e apenas um cabo preso na rocha para se segurar. Durante o caminho você vai percebe a cascata Röthbach se aproximando cada vez mais de você.

Trilha do Oberssee

Chegando do outro lado do Oberssee você verá uma pequena “praia” onde é possível se banhar no lago (pelo menos para os mais corajosos já que a água é bem fria). E logo em seguida a pequena cabana de madeira – Fischunkelalm. Foi na Fischunkelalm que compramos um sanduíche de pão artesanal e queijo e uma cerveja Alemã, sentamos na beira do lago e ficamos admirando a obra prima da mãe natureza.

Prainha próxima a cabana Fischunkelalm

Infelizmente pagamos caro pela comida e não gostamos do sabor, mas isso não ofuscou a beleza do lugar. Na verdade demos muitas risadas com o cheiro forte que tinha o queijo, sem querer desfazer da comida, para uma gentil senhorinha que nos atendeu na cabana. É interessante levar um lanchinho para trilha, pois este é o único local para comer e beber durante o caminho.

Cerveja Alemã e pão artesanal com queijo
As poucas opções (e valores) oferecidos na cabana

Depois de deixar a Fischunkelalm, você pode retornar à trilha para caminhar os quilômetros restantes (aprox. 30 minutos) até a Catarata de Röthbach. Esta parte da trilha também é bonita, através de um encantador vale verde cercado por paredes de pedra. Pouca gente se aventura até lá, muito provavelmente por ignorância, pois a caminhada é bem fácil. Infelizmente começou a chover e não chegamos a finaliza-lá. Mas será um ótimo motivo para voltar.

Crédito da Imagem – Because Germany

Depois do descanso, das inúmeras fotos e da contemplação, é hora de pegar a trilha de volta ao píer e fazer todo o caminho de barco até o ponto inicial do Königssee.

Atenção com o retorno. Para retornar, a fila do barco é por ordem de chegada. Quando os barcos enchem, eles partem. Fique atento ao horário da última partida.

Há muito mais para ver e fazer na região

Berchtesgaden tem outras opções turísticas, além do passeio de barco pelo Königssee. É possível, por exemplo, visitar o Ninho da Águia (Eagle’s Nest) – antiga residência de verão de Adolf Hitler, que hoje é um restaurante aconchegante com uma vista espetacular de 360 graus dos Alpes, ou o Teleférico até a montanha Jenner, onde um incrível restaurante panorâmico oferece um vista maravilhosa do lago e das montanhas. O parque nacional Berchtesgaden também oferece várias outras atividades, como diversas trilhas e mirantes (como o Malerwinkel e Rabenwand).

Vale, e muito, a pena ficar hospedado ali 1 ou 2 dias para conhecer bem a região, que é lindíssima! Infelizmente, meu roteiro estava apertadinho e fiz apenas um bate e volta a partir de Salzburgo, na Áustria. Não cometa o mesmo erro!

Jennerbahn

Ainda no estacionamento para o lago Königssee, um teleférico leva você até o alto da montanha Jenner, onde um belíssimo restaurante espera os visitantes com um terraço ao ar livre. A montanha possui 1874 metros de altura e possui um teleférico para aqueles que não têm medo de altura e querem ter uma vista espetacular dos Alpes. 

O novo bondinho (ele passou por uma reforma e reabriu neste verão de 2019) dispõe de cabines para dez pessoas até a parada intermediária (Mittelstation) a 1.200 metros de altura, onde há um terraço e um gostoso restaurante, o Halbzeit. Dali, o visitante pode iniciar caminhadas por trilhas com diferentes graus de dificuldade ou seguir para a Bergstation a 1.800 metros de altitude, onde o recém inaugurado restaurante Jenneralm, é um “paraíso para famílias”.

De cima da montanha é possível fazer outras trilhas e ter uma visão de tirar o fôlego: o Parque Nacional de Berchtesgaden, com o pico Watzmann e o Lago Königssee. No inverno, o local funciona como uma estação de ski. Para valores atualizados e horários, clique aqui. É possível também comprar um ticket combinado com o passeio de barco pelo lago.

Kehlsteinhaus

Também conhecida como “Ninho da Águia” (em inglês “The Eagle’s Nest”), a Kehlsteinhaus (casa do pico Kehlstein) situada no alto do Kehlstein, a 1834m de altura, era a antiga casa de campo de Adolf Hitler, construída em comemoração aos seus 50 anos. A casa ainda é amplamente preservada em sua forma original, pois os bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial não atingiram o local e, mesmo alguns anos após o fim da guerra, quando o complexo ali existente voltou a ser de posse do estado da Baviera, apenas esta construção foi poupada de uma explosão para finalidades turísticas, devido à beleza exuberante da região.

Desde 1952, a casa funciona como um restaurante com uma bela vista para os visitantes. É uma opção à montanha Jenner, com uma visão um pouco mais ampla da região (com até 200 quilômetros de vista panorâmica).

Para visitar o local é necessário comprar um ticket e subir de ônibus até a base da construção. O caminho usado é uma estradinha apertadinha que é de tirar o fôlego, devido à tamanha beleza e proximidade de penhascos bem altos. O ônibus sai do estacionamento Parkplatz Obersalzberg (GPS: Salzbergstraße 45, 83471 Berchtesgaden), a alguns minutos de carro do centro de Berchtesgaden (para chegar de ônibus pegue a linha 838 na estação de Berchtesgaden até até o estacionamento em Obersalzberg). No estacionamento fica também a bilheteria para adquirir o ticket e um restaurante. Deste ponto em diante é proibido ir de carro. E até seria perigoso porque a estrada é muito estreita

Chegando à base da casa, o ticket é carimbado com o horário de retorno. A partir daí, é necessário passar por um túnel na rocha com 124m de extensão até um elevador dourado enterrado no coração da montanha, que leva os visitantes até a casa, ou melhor, restaurante, que fica sobre um paredão de rocha, com visão magnífica do campo ao redor. Ainda no topo da montanha, é possível fazer uma trilha que proporciona uma vista linda de toda a região. O local fica aberto até as 17h, somente de maio a outubro. Para valores atualizados clique aqui.

Do ponto onde partem os ônibus para chegar na Kehlsteinhaus, há um centro de documentação (Dokumentationszentrum Obersalzberg) com informações históricas sobre o uso do retiro na montanha pelos líderes nazistas, especialmente Hitler. Além de uma exposição permanente, o centro de documentação também promove mostras temporárias, eventos e palestras.

Mina de Sal de Berchtesgaden

Se ainda der tempo, aproveite o resto do dia para outra visita imperdível: à mina de sal Salzbergwerk em Berchtesgaden, a mais antiga mina de sal de pedra ainda em atividade na Alemanha. O passeio é bem parecido com o que fomos em Hallstatt, com tobogãs de madeira e trenzinho, que levam os visitantes ao subterrâneo das minas. O passeio guiado dura cerca de uma hora e a entrada fica próxima do centro de Berchtesgaden (para ir de ônibus use 840 ou 848 na estação de ônibus de Berchtesgaden). Para saber valores atualizados e horários de visita disponíveis, clique aqui.

Consulte nesse link as ofertas de hospedagem. Você não paga nada a mais por isso, garante os melhores serviços e preços e colabora para que a gente continue dando dicas para muitos viajantes.

Quando ir

Situada a 700 metros de altitude, em Berchtesgaden reina o clima de montanha. Julho é o mês mais quente do ano, também é o mês mais chuvoso, enquanto fevereiro é o mais seco. A melhor época para visitar a região depende da atividade que o visitante pretende praticar. Para conhecer o lago, subir as montanhas e fazer as trilhas, certamente os meses mais quentes são os mais indicados, já que algumas atrações (como o Ninho de Águia e a segunda parte do passeio de barco até Salet) só funcionam de meados de abril até meados de outubro. Eu acredito também que o lago e seus reflexos fiquem especialmente mais bonitos durante os meses mais quente e em dias de sol. Infelizmente fomos no auge do verão e ainda assim pagamos um dia meio frio e chuvoso.

Para os amantes dos esportes de inverno, Berchtesgaden também é uma boa opção para a prática do esqui, do snowboard e para andar de patins nos lagos congelados. Essa também é uma época ótima para uma visita às termas e spas da região.

Gostou das nossas dicas e informações? Monte sua viagem através dos nossos parceiros. Sempre que você faz alguma reserva ou adquire algum produto/serviço utilizando um link aqui do blog, nós ganhamos uma pequena comissão do site. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o nosso blog a se manter na estrada.

Para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real as nossas viagens, que tal seguir o nosso BLOG no Instagram? O instagram tem atualizações diárias das minhas andanças pelo mundo e é meu principal canal de interação com vocês!

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site com Direitos Autorais! Não é possível copiar o conteúdo desejado.